domingo, 30 de septiembre de 2012

Lección catorce: Gerúndio


Lição quatorze: Gerúndio

Es una forma nominal del verbo que se llama así por no tener ni tempo ni modo verbal. En general el gerundio es formado con:
  • ·         ando
  • ·         endo
  • ·         indo
  • ·         pondo


Al final del verbo.

Exemplos:

Verbo: Falar
·         Eu estou falando.
·         Você está falando.
·         Ele/Ela está falando.
·         Nós estamos falando.
·         Vocês estão falando.
·         Eles/Elas estão falando.


Verbo: Escrever
·         Eu estou escrevendo.
·         Você está escrevendo.
·         Ele/ Ela está escrevendo.
·         Nós estamos escrevendo.
·         Vocês estão escrevendo.
·         Eles/Elas estão escrevendo.
Verbo: Pôr
·         Eu estou pondo.
·         Você está pondo.
·         Ele/ Ela está pondo.
·         Nós estamos pondo.
·         Vocês estão pondo.
·         Eles/Elas estão pondo.


Verbo: Sorrir
·         Eu estou sorrindo.
·         Você está sorrindo.
·         Ele/ Ela está sorrindo.
·         Nós estamos sorrindo.
·         Vocês estão sorrindo.
·         Eles/Elas estão sorrindo.

Lectura del texto
O tempo passa e eu estou sentindo sua falta. Eu estou trabalhando muito, mas estou estudando também. Escutei que você está engordando e isso me tem preocupado.
Estou esperando sua resposta.

3 comentarios:

  1. como conjugaría el verbo lembrar-se en presente continuo

    ResponderEliminar
  2. como conjugaría el verbo lembrar-se en presente continuo

    ResponderEliminar
  3. Es fácil solo tienes que agregrar el -se antes del verbo en gerundio, con un ejemplo se clarifica más:
    -Ele está se lembrando.
    Mira este otro ejemplo:
    -Perceber que o namorado ou o ficante está se afastando é frustrante.

    Espero que quede claro, sino por favor me informa para buscar otras alternativas de explicación.

    ResponderEliminar