miércoles, 10 de octubre de 2012

Lección 31: Imperfecto del indicativo



Lição trinta e um: Imperfeito do indicativo

Este tiempo expresa una acción pasada sin indicar el inicio o el final. Además puede ser usado como una marca de cortesía, por ejemplo: ¿Queria alguma coisa?

Trabalhar
·         Eu trabalhava [eu trabaliava]-------Yo trabajaba
·         Você trabalhava [vocé trabaliava]------Usted trabajaba.
·         Ele/Ela trabalhava [eli/ela trabaliava]----El/Ella trabajaba.
·         Nós trabalhamos [nós trabaliavamus]----Nosotros trabajamos.
·         Vocês trabalham [vocés trabaliavan]----- Ustedes trabajaban.
·         Eles/Elas trabalhavam [elis/elas trabaliavan]--- Ellos/Ellas trabajaban.

Escrever
·         Eu escrevia [eu escrevia]-----Yo escribía.
·         Você escrevia [vocé escrevia]--- Usted escribía.
·         Ele/Ela escrevia [eli/ela escrevia]----El/ella escribía.
·         Nós escrevíamos [nós escreviamus]---Nosotros escribíamos.
·         Vocês escreviam [vocés escrevian]----Ustedes escribían.
·         Eles/ Elas escreviam [elis escrevian]----Ellos/Ellas escribían.

Assistir
·         Eu assistia [eu assichia]----Yo veía.
·         Você assistia [vocé assischia]---Usted veía
·         Ele/Ela assistia [eli/ela assischia]---El/Ella veía
·         Nós assistíamos [nós assischiamus]------Nosotros veíamos.
·         Vocês assistiam [vocés assischian]----Ustedes veían.
·         Eles/Elas assistiam [elis/elas assischian]-----Ellos/Ellas veían

Veamos el siguiente texto haciendo uso del imperfecto indicativo.
Nós éramos libres lá. Lembro-me de que podíamos brincar na rua sem perigo e que íamos à aula a pé. Eu levava Josefa pela mão porque ela era menor. Eu recordo que passava horas das minhas tardes sentado perto do riacho e que conversava com meus amigos. Nós brincávamos muito e inventávamos muitas brincadeiras. Não assistia à televisão porque não me interessava.
Preguntas con verbos en el imperfecto del indicativo.

·         
       O que você fazia nos finais de semana?
·         Você brincava com seus amigos?
·         Qual era sua brincadeira predileta?
·         Onde você trabalhava?
·         O que ela escrevia?
·         Onde você assistia aos novos filmes?
·         O que nós tínhamos para brincar?


2 comentarios:

  1. nuevamente gracias profesor Otero, me falta practicar la pronunciación...
    martha

    ResponderEliminar
  2. Me ha impactado el interés con el cual está llevando su aprendizaje, es por ello que si desea una vídeo conferencia para practicar su pronunciación, solo déjeme un mensaje y acordamos cuando... Felicitaciones...

    ResponderEliminar