jueves, 18 de octubre de 2012

Lección 44: Pretérito imperfecto I


 Lição quarenta e quatro: Pretérito Imperfeito I.
El Pretérito Imperfeito: es un tiempo verbal típico de las lenguas romances, correspondiente al modo indicativo.
Regulares:
Trabalhar
·         Eu trabalhava [eu trabaliava] --- Yo trabajaba.
·         Você trabalhava [vocé trabaliava] --- Usted trabajaba.
·         Ele/Ela trabalhava [eli/ela trabaliava] --- El/Ella trabajaba.
·         Nós trabalhávamos [nós trabaliávamus] --- [Nosotros trabajamos]
·         Vocês trabalhavam [vocés trabaliavan] --- [Ustedes trabajaban]
·         Eles/Elas trabalhavam [elis/elas trabaliavan] --- Ellos/Ellas trabajaban.

Escrever
·         Eu escrevia [eu escrevia] --- Yo escribía.
·         Você escrevia [vocé escrevia] --- Ustedes escribían.
·         Ele/Ela escrevia [elí/ela escrevia] --- El/Ella escribía.
·         Nós escrevíamos [nós escreviamus] --- Nosotros escribíamos.
·         Vocês escreviam [vocés escrevian] --- Ustedes escribían.
·         Elas/Eles escreviam [Elas/elis escrevian] --- Ellas/Ellos escribían.

Assistir
·         Eu assistia [eu assischia] --- Yo vi.
·         Você assistia [vocé assischia] --- Usted vio.
·         Ele/Ela assistia [eli/Ela assischia] --- El/Ella vio.
·         Nós assistíamos [nós assischiamus] --- Nosotros vimos.
·         Vocês assistiam [vocés assischian] --- Ustedes veían.
·         Eles/Elas assistiam [elis/elas assischian] --- Ellos/Ellas veían.

Ejemplo:
·         Eu assistia a essa novela.
·         Você trabalhava nessa casa?
·         Nós trabalhávamos muito.
·         Eu escrevia artigos científicos.
·         Eles/Elas escreviam, já não.

No hay comentarios:

Publicar un comentario