lunes, 22 de octubre de 2012

Lección 54: Imperfecto del subjuntivo

Lição cinquenta e quatro: Imperfeito do subjuntivo

Formación de los verbos irregulares
1ª  persona pretérito indicativo --- 1ª persona imperfecto subjuntivo.
·         Eu pude --- se eu pudesse------- si yo pudiera
·         Eu tive --- se eu tivesse------- si yo tuviera
·         Eu estive --- se eu estivesse------- si yo estuviera
·         Eu trouxe --- se eu trouxesse------ si yo trajera
·         Eu fiz --- se eu fizesse------- si yo hiciera
·         Eu disse --- se eu dissesse------- si yo dijera
·         Eu soube --- se eu soubesse------ si yo supiera
·         Eu quis --- se eu quisesse------- si yo quisiera
·         Eu pus --- se eu pusesse------- si yo pusiera

Como logramos evidenciar anteriormente solo debemos agregar “esse” o “sse”, no obstante, existen verbos que no siguen está regla. Veamozlos:

·         Eu fui --- se eu fosse------- si yo fuera
·         Eu vim --- se eu viesse------- si yo viniera
·         Eu li --- se eu lesse------- si yo leyera
·         Eu vi --- se eu visse------- si yo viera
·         Eu dei --- se eu desse------- si yo diera

Que faria se:
·         Alguém deixasse dinheiro na porta da sua casa?
·         Seu irmão lhe pedisse muito dinheiro para ir à praia?
·         Seu filho viesse que está com uma mulher que não é sua mãe?
·         Seu vizinho tivesse o carro que você quiser?

No hay comentarios:

Publicar un comentario