jueves, 18 de octubre de 2012

Lección 42: Pretérito perfecto II


Lição quarenta e dois: Pretérito perfeito II.

El pretérito perfecto expresa acciones realizadas en el pasado y que perduran en el presente.
Irregulares; los verbos irregulares no siguen la misma regla de los verbos regulares.

Dar
·         Eu dei [eu dei] --- Yo di.
·         Você deu  [vocé deu] ---Tú diste.
·         Ele/Ela deu [ela/ela deu] --- El/Ella dio.
·         Nós demos [nós demus] --- Nosotros dimos.
·         Vocês deram [vocés deron] --- Ustedes dieron.
·         Eles/Elas deram [elis/elas deron] --- Ellos/Ellas dieron.
Estar
·         Eu estive [eu estive] --- Yo estuve.
·         Você esteve [vocé estevi] --- Usted estuvo.
·         Ele/Ela esteve [estevi] ---  El/Ella estuvo.
·         Nós estivemos [eschivemus] --- Nosotros estuvimos.
·         Vocês estiveram [esshiveron] --- Ustedes estuvieron.
·         Eles/Elas estiveram [eschiveron] --- Ellos/Ellas estuvieron.
Ir
·         Eu fui [eu fui] --- Yo fui.
·         Você foi [vocé foi] --- Usted fue.
·         Ele/Ela foi [eli/ela foi] --- El/Ella fue.
·         Nós fomos [nós fomus] --- Nosotros fuimos.
·         Vocês foram [vocés foron] --- Ustedes fueron.
·         Eles/Elas foram [elis/elas foron] --- Ellos/Ellas fueron.
Ejemplos
·         Eu estive na aula ontem.
·         Você foi para a praia.
·         Eles foram bons amigos.
·         Nós fomos professores nessa escola.
·         Você esteve na faculdade com 18 anos.
·         Vocês deram todo o que podiam. 

No hay comentarios:

Publicar un comentario